jun 30

Escrito por Wigoo Digital

Benefícios do Alongamento

Benefícios do alongamento

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o alongamento e a sua importância para a nossa saúde. A prática do alongamento traz benefícios à saúde para todas as faixas etárias. Assim, é uma forma simples de exercitar o corpo a qualquer momento e em qualquer lugar.  Antes e depois das atividades físicas, melhora a flexibilidade corporal, possibilitando movimentos mais amplos. Além disso, reduzir o risco de lesões.

O que é o alongamento?

Alongamento é um exercício em que a pessoa permanece por um determinado tempo numa postura em que o músculo pretendido se mantém na sua extensão máxima.

O alongamento muscular é de suma importância para manutenção da qualidade de vida, melhora da aptidão física e promoção de saúde. Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular.

Quais os benefícios do alongamento?

São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para atletas profissionais, amadores, para quem está começando a se mexer agora ou simplesmente pra quem quer melhorar a qualidade de vida. Porém, como qualquer atividade física, o alongamento tem que ser feito de forma correta e de preferência com a supervisão de um profissional da área.

Os benefícios do alongamento são:

  • Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
  • Proporciona o bem-estar físico e mental do praticante;
  • Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
  • Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
  • Restringe os riscos de disfunções da coluna;
  • Melhora a postura;
  • Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;
  • Ameniza cólicas menstruais em atletas;
  • Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem-estar;
  • Diminui a incidência de cãibras.
  • Melhora a coordenação;
  • Proporciona relaxamento muscular;
  • Desenvolve a consciência corporal;
  • Contribui na recuperação muscular após atividade física;
  • Melhora o nível de flexibilidade das fibras musculares e reverte o encurtamento muscular;
  • Ativa a circulação;
  • Beneficia a coordenação motora;
  • Prepara o músculo para a atividade física;

Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados.

 

Como deve ser feito o alongamento?

Para um melhor benefício, o ideal é praticar o alongamento todos os dias. É importante ressaltar que você não pode sentir dor ao alongar-se e deve fazê-lo de forma correta, com calma, relaxado, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

No geral, cada posição de alongamento deve ser feita de 15 a 45 segundos, o ideal é que você faça um pré-aquecimento antes, como por exemplo, uma leve caminhada de 5 a 10 minutos ou polichinelos antes de executar os exercícios de alongamento.

É importante iniciar o alongamento pelos músculos primários que são o superior das costas, peitoral e posterior das coxas e glúteos, pois eles são os que contribuem mais intensamente na execução dos movimentos. Depois alongue os músculos auxiliares ou secundários como os músculos das mãos e dedos e dos bíceps.

 

Uma dica bastante interessante para quem deseja usufruir de todos os benefícios do alongamento muscular é praticar yoga e pilates. São atividades físicas que se utilizam de técnicas que vão exigir e desenvolver uma boa elasticidade do corpo.

O ideal é que todo programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou modalidade, deve incluir o alongamento.

 

Quando não se deve fazer alongamento?

O alongamento não deve ser feito antes da prática de musculação, porque vai reduzir a força dos músculos.

Além disso, não deve ser realizado até sentir dor, apenas se deve sentir algum desconforto para que se consiga alongar corretamente o músculo.

Também se deve ter cuidado com músculos lesionados ou alguma região dolorida, de forma a não agravar o problema. Nestes casos, deve-se alongar com a ajuda de um profissional, como um fisioterapeuta, por exemplo.

 

Dicas finais

Lembre-se:

  • Nunca é tarde para começar;
  • Alongue-se sempre que puder, em vários momentos do dia. Aquela pausa para o alongamento no trabalho, nos afazeres domésticos e até mesmo nas horas de lazer são diferenciais;
  • Procure relaxar enquanto se alonga;
  • Respeite os limites do seu corpo. Evite a dor ou desconforto excessivo durante os exercícios;
  • Você vai notar os benefícios para a flexibilidade em médio e longo prazo;
  • Respire de forma lenta. Inspire pelo nariz e expire pela boca;
  • Melhore o momento com uma música de sua preferência.

Agora que você já sabe mais sobre o alongamento e a sua importância para a saúde dos músculos e para uma postura mais alinhada, tenho certeza que ele vai fazer parte de sua rotina de exercícios físicos.

Tente sempre encontrar um lugar relaxante e com bastante espaço pra começar a fazer seus alongamentos.

E não se esqueça: busque sempre um profissional de educação física para prescrever e orientar seus treinos.

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