Escrito por Wigoo Digital
Como a meditação pode ajudar a relaxar
Como a meditação pode ajudar a relaxar
Na correria do dia a dia, às vezes fica difícil encontrar momentos de calmaria. Sem contar que estamos quase sempre reclamando do quanto estamos exaustos, que a vida está muito estressante e que precisamos descansar. No entanto, estamos constantemente com eletrônicos ligados na primeira oportunidade de relaxamento e não damos uma pausa para aquietar nossa mente e o nosso corpo.
Você sabia que a prática da meditação pode ser um bom caminho para diminuir a ansiedade, te ajudar a acalmar, diminuir o estresse de um dia corrido e te ajudar a ficar mais relaxado?
A prática da meditação tem inúmeros benefícios e incorporar esse método no cotidiano pode ser mais simples do que você imagina.
Nossa dica de hoje vai abordar um pouco mais sobre o exercício meditativo e seus inúmeros benefícios para a nossa saúde.
Por que meditar?
O corpo produz mais óxido nítrico quando está profundamente relaxado, e essa molécula atua como um antídoto contra o cortisol, o hormônio do estresse. Dos relaxamentos mais pesquisados nos últimos anos, a meditação tem gerado uma grande atenção.
A prática da meditação aumenta a produção de endorfinas (hormônio que reduz o estresse) e previne a perda natural de neurônios. Segundo a Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a meditação reduz também a ansiedade; ajuda no combate à depressão; melhora a concentração, a memória e o sistema imunológico; e ainda aumenta a autoestima.
Origem e técnicas de meditação
A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Trata-se de uma prática ancestral, com raízes na sociedade oriental.
Quando meditamos, acabamos “aquietando” a mente e criando ferramentas internas para lidar com o estresse do mundo, onde nossos sentidos são muitas vezes influenciados negativamente.
Exemplo de técnicas de meditação:
- Meditação transcendental
- Meditação Shinsokan
- Meditação mindfulness
- Zazen (Zen-Budista)
- Meditação Vipassana
- Meditação Hoponopono
- Yoga
- Meditação Sudarshan Kriya
- Meditação Qigong
- Meditação Acem
- Meditação de concentração
- Meditação dinâmica
Entretanto, vale lembrar que, independentemente da vertente meditativa que você escolha, todas irão funcionar trazendo benefícios, como o aumento da concentração, redução do estresse e uma maior consciência corporal e emocional.
Que tal começar agora?
Apesar de ser mais facilmente praticada em aulas e locais próprios, com um instrutor, a meditação também pode ser feita em outros ambientes como em casa ou no trabalho, por exemplo. Para aprender a meditar sozinho, é necessário praticar diariamente as técnicas por 5 a 20 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia.
Para começar, é muito simples: escolha um lugar tranquilo e preste atenção à sua respiração, quando sua atenção vagar para uma lista de tarefas ou problemas a resolver, retorne para o momento presente. Só de respirar profundamente por 5 minutos, você já perceberá um estado de total relaxamento.
Confira um guia básico da prática de meditação mindfulness:
- Deite-se confortavelmente em sua cama.
- Durante um minuto procure relaxar e tentar liberar mentalmente a tensão de seus músculos.
- Agora com os olhos fechado, concentre sua atenção em sua respiração.
- Coloque uma mão no peito e a outra no abdômen
- Respire lentamente pelo nariz para a contagem de 5 segundos.
- Ao respirar, procure fazer com que a mão apoiada no peito continue imóvel e a mão da barriga suba um pouco. Isso é a chamada respiração abdominal ou diafragmática.
- Depois de respirar, segure a respiração por 5 segundos e depois solte o ar pela boca por 5 segundos.
- Preste atenção à sensação física de sua respiração.
- Inevitavelmente, sua atenção vai deixar a respiração e vagar para outros lugares. Quando começar a perceber isso, basta voltar sua atenção para a respiração.
- Uma vez que você aprendeu a respirar com seu abdômen você pode remover suas mãos e deixa-las descansando ao lado do seu corpo.
- Você pode fazer isso por 5 ou 10 minutos.
Viu como é fácil?
Mas se a meditação mindfulness lhe parecer muito difícil, você também pode começar ouvindo meditações guiadas (você ouve outra pessoa que o conduz através da meditação) para começar a sua jornada. Existem também, diversos estilos de técnica de meditação e com certeza com alguma delas você vai se identificar. Lembrando também que a Just Fit oferece aulas de yoga, que é considerado um excelente exercício meditativo. O importante é não desistir e sempre separar um tempo para você!
E lembre-se de sempre procurar um profissional de educação física para auxilia-lo da melhor forma possível.