maio 22

Escrito por Wigoo Digital

Como manter o sono regulado na quarentena

Em tempos de Pandemia, quem aí não apresentou um pouquinho de irritabilidade, ansiedade, troca do dia pela noite e muita dificuldade para dormir?

Pois saiba que você não está sozinho!

Não só as pessoas têm estado apreensivas de contrair e possivelmente em disseminar a COVID-19, mas também o isolamento social tem gerado uma série de outras consequências, pois se adaptar a uma nova rotina não é uma tarefa tão simples. Uma das maiores consequências observada durante esse período de isolamento, é que as pessoas estão desenvolvendo uma ansiedade maior que o normal, e isso pode levar a casos de insônia e noites mal dormidas.

Dormir mal piora hipertensão, aumenta a obesidade, eleva risco de diabetes, propicia, em momentos tão dramáticos como o que estamos vivendo, surgimento da depressão e de outras doenças psiquiátricas ou leva à piora do quadro. Já uma boa noite de sono modifica a qualidade de vida de uma pessoa, pois um organismo descansado também promove melhor equilíbrio dos hormônios, que é essencial na prevenção de doenças, como a hipertensão e o diabetes.

Existem diversas outras funções realizadas durante o sono. É imprescindível que uma pessoa durma cerca de 7- 8 horas por dia, sem interrupções, para que a sua saúde seja preservada.

A nossa dica de hoje é sobre como manter o sono regulado, mesmo em tempo de quarentena. Separamos algumas ações que podem ser realizadas antes de dormir e durante o seu dia para promover uma melhor noite de sono.

 

 

Mantenha uma rotina

A grande vilã do sono, durante a quarentena, é a falta de um dia a dia mais estruturado.

Criar uma rotina, ou seja, ter hora para deitar e para acordar, é fundamental para regular o relógio biológico. Tente acordar cedo, o mais próximo do horário que você acordava antes da pandemia.

É importante também definir as tarefas que você fará durante o dia. Se preferir, anote em papel uma lista dos seus afazeres. Lembre sempre de separar tempo para o seu trabalho, afazeres domésticos, aquele tempo pra treinar com a gente, tempo para os seus familiares e principalmente: não esqueça do seu tempo e dos seus cuidados pessoais.

Se você está trabalhando em casa neste período de quarentena, se possível, separe um espaço para o seu trabalho e não trabalhe na cama! A sua cama é seu lugar de descanso.

 

Se exercite durante o dia

A atividade física é uma grande aliada tanto para a sua saúde mental quanto para a sua saúde física, pois ao se exercitar, o corpo libera endorfina no cérebro (mais conhecido como o hormônio da felicidade). Esse hormônio aumenta a sensação de bem-estar, elevação do humor e também melhora a qualidade do sono. Seja no nosso blog ou nas nossas redes sociais, conte com a gente pra se exercitar durante esse período de quarentena!

Só fica uma dica: evite fazer atividades físicas intensas pelo menos duas horas antes do seu horário de sono, pois treinar também libera adrenalina no seu corpo.

 

 

Mantenha uma boa alimentação durante todo o dia

Que devemos ter uma boa alimentação, isso você já sabe né?

Agora a dica aqui é que você tente evitar comidas pesadas durante a noite e que tenha cuidado com bebidas a base de cafeína (energéticos, chá, café e chocolates) depois das 18:00 horas pois possuem efeito estimulante e dificultam o sono.

 

 

Higiene do sono

A higiene do sono é um conjunto de boas práticas que devem ser realizadas antes de dormir. Separamos algumas pra você:

  • Evite sonecas durante o dia (mas se não resistir, que elas não durem mais do que 30min).
  • É proibido levar problemas para a cama!

Tente pensar em algo agradável ou ler um bom livro antes dormir.

  • Tente evitar levar aparelhos eletrônicos para a sua cama.

Celulares, tabletes, e televisões possuem um tipo de luz que interfere na produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono. Além disso, você pode encontrar uma mensagem ou informação na internet que pode aumentar seus níveis de ansiedade e incerteza.

  • Resista a tentação de fazer uma maratona com a sua série favorita.

Apesar da flexibilidade de trabalhar e estudar em casa, não fique acordado até tarde assistindo séries ou filmes. O entretenimento é essencial, mas “pular” a hora de dormir para uma maratona de sua série favorita terá um impacto quando você acordar. Assim, todo o seu ciclo de sono é alterado e corrigi-lo nem sempre é fácil.

  • Tente desacelerar antes de ir para a cama.

Encontre algo que o distraia e ajude a clarear sua mente: medite, faça exercícios respiratórios, ouça música pacífica, entre outras atividades.

 

 

Consulte seu médico ou um especialista se sentir que seus problemas de sono estão piorando, pois é importante tomar as medidas a tempo.

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