nov 14

Escrito por zebra

Respira fundo e vai! A importância da respiração nos treinos

Quando estamos praticando exercícios físicos algo que temos que ter em mente e muitas vezes nos esquecemos é a respiração. Ela ajuda muito em desempenharmos um papel melhor durante as atividades.

É muito importante salientar que prender a respiração durante os treinos pode prejudicar o nosso corpo, como por exemplo aumentar a pressão arterial. Também devemos pensar que não necessariamente existe um padrão correto de respiração, isso vai variar de acordo com o exercício e sua intensidade.

Muitas pessoas acreditam que é preciso inspirar pelo nariz e soltar pela boca, mas na verdade, isso varia de acordo com o ritmo do exercício. Não respirar da forma correta pode ocasionar fadiga muscular, tonturas e outros males.  

Durante a atividade física, o corpo precisa de uma ventilação maior, especialmente nos exercícios mais intensos e por isso é preciso ter controle da respiração, para assim facilitar o exercício, auxiliar no aumento da resistência e evitar a fadiga precoce.

Respirar corretamente durante os exercícios ajuda na concentração e no foco dos movimentos e também contribui para diminuir a ansiedade e estresse, além de promover a sensação de relaxamento.

Mesmo que a respiração seja algo natural do nosso corpo, é preciso ficarmos atentos e prestarmos atenção nas orientações dos professores. Por isso em caso de dúvidas, nossos professores estão sempre à disposição para orientar os alunos a tornar os exercícios cada vez mais efetivos.

Não importa o tipo de atividade física que você pratique, concentre-se na respiração e vai perceber o quanto ela é importante para a sua evolução nos treinos.

Texto escrito em parceria com a professora especialista Carla Cristina Marques Nunes gerente da unidade Vila Mariana.

Compartilhe:

Receba as nossas novidades